Zi Marcon é premiada pelo Governo de Minas Gerais por sua trajetória na Moda
- carvalhoagenciacultural

- 14 de out.
- 2 min de leitura

A figurinista, produtora de moda e consultora de imagem Zi Marcon teve sua trajetória na área da Moda reconhecida recentemente pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais / Governo de Minas Gerais, por meio do Edital Raízes de Minas – Premiação às Trajetórias Artísticas, Culturais e Tradicionais, na categoria Moda. A homenagem integra as ações de fomento à cultura previstas na Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Com forte atuação nas cidades de Poços de Caldas e Andradas, Zi construiu uma carreira marcada pelo comprometimento com a moda consciente e a valorização do fazer manual. Ao longo de sua trajetória, consolidou-se como uma referência na produção de figurinos para teatro, cinema e outras manifestações artísticas, além de atuar em projetos autorais com foco em reaproveitamento têxtil e economia circular.

Desde a infância envolvida com a costura, o tricô e o bordado, Zi Marcon iniciou sua atuação pública na adolescência, coordenando desfiles e produções de moda em eventos culturais em Andradas, sua cidade natal. Formada pela Faculdade Santa Marcelina em São Paulo, uma das mais importantes do país, foi proprietária da loja Thot, e, ao longo de sua carreira, sempre esteve conectada com a moda como linguagem e instrumento de expressão cultural.

Um de seus principais projetos é o “Para Além do Vestir”, criado em 2022. A iniciativa promove a moda autoral e sustentável por meio de feiras, rodas de conversa, oficinas e ações educativas em escolas e programas de ensino da rede pública. A proposta já impactou diretamente diversas pessoas, ampliando o debate sobre o consumo consciente e incentivando a valorização da produção local.
O prêmio recebido reconhece não apenas o percurso individual de Zi, mas também o seu papel como agente de transformação social por meio da moda. Ao ressignificar materiais descartados, criar figurinos com identidade e promover ações educativas, Zi mostra que é possível unir criatividade, responsabilidade social e consciência ambiental.

“Receber esse reconhecimento do Governo de Minas é algo que me emociona profundamente. É o reflexo de uma caminhada construída com afeto, persistência e muita troca com as pessoas e os lugares por onde passei. Agradeço imensamente a todos que, de alguma forma, fizeram e fazem parte dessa trajetória. Esse prêmio fortalece minha convicção de que a moda pode, e deve, ser um instrumento de transformação social. O trabalho continua, com ainda mais fôlego e vontade de seguir promovendo uma moda mais consciente, inclusiva e conectada com as nossas raízes.”, comenta Zi.
Este reconhecimento reforça a importância de fortalecer políticas públicas voltadas para a economia criativa e valoriza profissionais que, como Zi Marcon, se dedicam a construir uma moda mais justa, inclusiva e sustentável. A conquista também abre caminho para a ampliação das ações do projeto “Para Além do Vestir”, alcançando novos públicos e territórios em Minas Gerais.



Comentários