Centro histórico de Poços de Caldas vira cenário da MIA 2025 nesta semana com arte e tecnologia
- carvalhoagenciacultural

- 17 de ago.
- 4 min de leitura
A partir desta quarta-feira, Mostra leva música, literatura, cinema e videomapping para diferentes espaços da cidade

De 20 a 24 de agosto, Poços de Caldas será tomada pela MIA – Mostra Integrada de Artes 2025, que nesta edição adota o tema “UrbaMIA”, um convite para olhar o centro histórico da cidade como um organismo vivo, em constante transformação. Entre ruas, praças e patrimônios, a Mostra propõe a integração entre arte, tecnologia e vida urbana, criando novas formas de habitar e ressignificar os espaços coletivos. Assim, a cidade se transforma em um grande circuito criativo, aberto e gratuito, convidando o público a viver diversas experiências.
Reconhecida por conectar diferentes linguagens artísticas em ocupações abertas e gratuitas, a MIA reúne em 2025 música, literatura, artes visuais, cinema e videomapping, transformando o cotidiano em experiência estética, entendendo a cidade como um território vivo e mutável, capaz de receber intervenções que misturam patrimônio e inovação.
A programação ocupa locais como o Parque José Affonso Junqueira, a Praça do Museu Histórico e Geográfico, as árvores do Espaço Cultural da Urca e o Casarão Vecchio, propondo encontros que unem patrimônio e inovação. Com Música, Literatura e Visualidades como eixos centrais, a Mostra se organiza em parcerias com projetos e artistas da cena local e nacional.
A abertura oficial acontece nesta quarta-feira (20) com o Rolê de Trem, que parte da Praça Pedro Sanches ao som da DJ Kawany, marcando a ocupação pelas ruas da cidade. Na sequência, a #OcupaMIA no Café Concerto recebe DJs e promove a doação de mudas de plantas, em parceria com o Parque Ambiental Alcoa — gesto simbólico que marca o início da edição reforçando o vínculo entre cultura e sustentabilidade.
Entre os destaques desta edição, estão as projeções mapeadas — um grande diferencial da MIA, único evento a realizar mappings em Poços de Caldas. A VJ Letícia Pantoja (Rio de Janeiro/RJ) apresenta a obra “Coragem”, além de realizar uma performance de live VJ ao lado do VJ Bah (Belo Horizonte/MG), que também é coordenador técnico da Mostra. Juntos, eles transformam a Praça do Museu Histórico e Geográfico em um espetáculo de luz, cor e movimento, redesenhando a paisagem urbana com criação digital.
Na literatura, o destaque é o escritor e jornalista Chico Felitti, convidado especial da edição comemorativa de 7 anos do Podcast Rabiscos. Conhecido nacionalmente por seus livros-reportagem e pelo podcast sobre a Mulher da Casa Abandonada, Felitti participa de um bate-papo ao vivo que conecta jornalismo, literatura e cidade.
"Pensar a curadoria da MIA é sempre um exercício de escuta da cidade. Não se trata apenas de selecionar artistas ou linguagens, mas de perceber os fluxos, os vazios, as potências que já existem em Poços e criar plataformas para que isso venha à tona. É um trabalho de costura, onde a arte dialoga com quem transita e vive a cidade.”, comenta o curador e diretor de arte Paulo Tothy.
PROGRAMAÇÃO #UrbaMIA 2025
quarta-feira / 20.08
Exposição
Thermas - Casa de Máquinas, de Thaty Naila, no Hotel Santhiago (de 20.08 até 21.09)
Local: R. Minas Gerais, 539 - Centro
Abertura OficialRolê de Trem (parceria com Hotel D’Oeste) com discotecagem da DJ Kawany - 17h (saída da Praça Pedro Sanches, próximo ao Coreto - por ordem de chegada e sujeito à lotação)
#OcupaMIA no Café Concerto - 17h30 às 21h30
DJ Grivva (Poços de Caldas - MG)
DJ Socramxe (Poços de Caldas - MG)Doação de mudas de plantas (parceria com a Alcoa)
Local: Parque José Affonso Junqueira, s/n - Centro
quinta-feira / 21.08
Discotecagem (parceira Discobertas)
Esquenta com DJ Leo Antunes - 17h30 às 19h
Cine FricçãoEstreias de curta e documentário - 19h às 21h30Vila Polar, de Paulo Tothy (Curta, Ficção, SP, 10min)Neirud, de Fernanda Faya (Longa, Doc., SP, 1h 12m)
Local: Árvores da Urca
*After no Santa Ruah a partir das 22h30
Atrações: Kawany Francos e Flames’s
sexta-feira / 22.08MIA no Museu - 17h30 às 22hVideo mapping e Discobertas
Discotecagens (parceira Discobertas)
LIA - 17h30 às 19h (Poços de Caldas - MG)
DJ Dais - 19h às 20h30 (Santa Rita do Sapucaí - MG)
Flame's - 20h30 às 22h (Poços de Caldas - MG)
Video mappings
VJ Bah (Belo Horizonte - MG)
Lê Pantoja (Rio de Janeiro - RJ)Instalação de Yas Colares com fotos de João Paulo Ferreira
Local: Praça do Museu Histórico e Geográfico, R. Padre Henry Mothon, s/n
*After no Santa Ruah a partir das 23h
Atrações: Resenha do Di Rapha e DJ Raul Oliveira
sábado / 23.08
MIA no Museu
Videomapping e Discobertas - 16h às 22h
Podcast Rabiscos - especial 7 anos ao vivo - 16h às 17h30h
com Chico Felitti e Beatriz Trevisan
curadoria e apresentação: Jéssica Balbino e Tadeu Rodrigues
Discotecagens (parceria Sunset Beats e Discobertas)
Mancha - 17h30 às 19h (Poços de Caldas - MG)
Cattarina - 19h às 20h30 (Varginha - MG)
tropitrōnix - 20h30 às 22h (Poços de Caldas - MG)
Video mappings
VJ Bah (Belo Horizonte - MG)Lê Pantoja (Rio de Janeiro - RJ)
Instalação de Yas Colares com fotos de João Paulo Ferreira
Local: Praça do Museu Histórico e Geográfico, R. Padre Henry Moton, s/n
*After no Santa Ruah a partir das 23h
domingo / 24.08
Tarde de encerramento (parceria com Casarão Vecchio)
Almoço no Anima Cucina (sujeito à lotação) - Almoço das 11h às 15h
Bate-papo e lançamento do livro “Porca Gorda”, com Jéssica Balbino, a partir das 15h
Discotecagem com DJ Joffas (curadoria Discobertas)
Local: Casarão Vecchio, R. Marechal Deodoro, 58 - Centro
Siga @mia.mostradeartes nas redes sociais e acompanhe todas as novidades.
A MIA 2025 conta com a parceria dos projetos culturais Cine Fricção, Discobertas e Sunset Beats, todos são viabilizados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com incentivo cultural da Alcoa e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas / Secretaria Municipal de Cultura. Os projetos Rabiscos e Margens são parceiros nos encontros literários. Nas ações de abertura e de encerramento o oferecimento é dos espaços parceiros Café Concerto e Casarão Vecchio. A Mostra também conta com o apoio cultural dos hotéis San Thiago, D’Oeste, Lisboa e Jóia e dos restaurantes Becco Gastronomia, Becco da Esquina e Lammas Bistrot. Realização e produção da Carvalho Agência Cultural, com direção geral e curadoria de Chiara Carvalho, direção de arte e curadoria de Paulo Tothy, curadoria literária de Jéssica Balbino, produção de Alyson Dias e Thiago Silva.



Comentários