Álbum ao vivo “Tine Taga – Sempre, Agora” é lançado em homenagem a obra da artista sul-mineira
- carvalhoagenciacultural

- 16 de set.
- 4 min de leitura

No dia 11 de setembro de 2025, data em que completaria 36 anos, foi lançado o álbum “Tine Taga, Sempre, Agora”, disponível no canal youtube.com/DonsMaria. O trabalho é fruto do espetáculo-homenagem realizado em julho de 2024, no Teatro Benigno Gaiga / Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas/MG, reunindo artistas, amigos e admiradores da cantora, compositora e multiartista Tine Taga, falecida em junho daquele ano.
O repertório foi pensado a partir de músicas que marcaram a trajetória da banda Dons Maria – formada pelo trio de artistas mineiros Tine Taga, Gui Reche e João Vitor Junqueira, acompanhados pelos músicos Breno Oliani (baixo), Danilo de Abreu (percussão) e Guilherme Guerriero (bateria) – além de canções que sempre fizeram parte da vida artística de Tine e homenagens a sua representatividade.
O álbum se inicia com “Travestida” em versão instrumental, executada pela banda, como forma de marcar a ausência de Tine e abrir o rito em sua memória. Entre os destaques, aparecem outras composições autorais da artista, como “Menina Baiana”, “Ditadura” e “Tuas Cores”, além de faixas assinadas por seus parceiros de banda, como “Maria” (Gui Reche) e “Devir” (João Vitor Junqueira).
O repertório também resgata clássicos da música brasileira, como “Na Hora do Almoço”, “Androginismo”, “Ouricuri”, “Dê um Rolê” e “Mulher do Fim do Mundo”. As homenagens ficam registradas nas canções “Um Ser de Luz” e “Destino”.

Reforçando o caráter coletivo e afetivo da homenagem, além dos músicos da banda Dons Maria, cada faixa ganhou a participação de artistas convidados da cena sul-mineira: Aluísio Cavalcante, Cecília Cecilina, Flávia Jorge, Giulia Damásio, João Paulo Oliani ‘Fubá’, Julia Montezano, Marina Rosa, Mununu, Padú, Pedro Cezar e Sá Gabriel.
A pós-produção musical, mixagem e masterização do álbum é assinada pelos irmãos Breno Oliani e João Paulo Oliani ‘Fubá’, que se dedicaram intensamente a transformar a gravação despretensiosa do espetáculo em um trabalho de grande sensibilidade. Com empenho e cuidado, buscaram extrair e registrar a emoção única daquele encontro da banda com tantos artistas parceiros, músicos que influenciaram e foram influenciados pela obra de Tine.
O espetáculo e a produção para este lançamento também contou com o suporte de Paulo Tothy (direção artística) e Chiara Carvalho (gestão cultural), que acompanharam Tine desde o primeiro show oficial da Dons Maria, reforçando o elo afetivo e artístico que marca este lançamento.

Ficha Técnica “Tine Taga – Sempre, Agora”
1. Travestida - Dons Maria (instrumental)
Autoria: Tine Taga
2. Menina Baiana - Dons Maria feat. Giulia Damásio
Autoria: Tine Taga
3. Maria - Dons Maria, Gui Reche feat. Cecília Cecilina
Autoria: Guilherme Reche e Guilherme Peres Pereira
4. Um Ser de Luz - Dons Maria feat. Mununu e Marina Rosa
Autoria: João Nogueira, Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro
5. Tuas Cores - Dons Maria feat. Padú e Pedro Cezar
Autoria: Tine Taga
6. Destino - Dons Maria feat. Shante
Autoria: Xênia França
7. Na Hora do Almoço / Androginismo - Dons Maria feat. Padú
Autoria: Belchior / Kledir Ramil
8. Devir - Dons Maria e João Vitor Junqueira
Autoria: João Vitor Junqueira
9. Ditadura - Dons Maria feat. Sá Gabriel
Autoria: Tine Taga
10. Ouricuri - Dons Maria feat. Aluísio Cavalcante
Autoria: João do Vale e José Candido
11. Dê um Rolê - Dons Maria feat. Fubá
Autoria: Moraes Moreira e Luis Galvão
12. Mulher do Fim do Mundo - Dons Maria feat. Flávia Jorge e Julia Montezano
Autoria: Alice Coutinho e Romulo Fróes
Direção Artística e Capa: Paulo Tothy
Pós-produção, Mixagem e Masterização: Breno S. Oliani e João Paulo S. Oliani (Fubá)
Captação do áudio: Milton Leite
Repertório: Tine Taga, Paulo Tothy e Dons Maria
Gestão Cultural: Chiara Carvalho / Carvalho Agência Cultural
Artistas: Aluísio Cavalcante, Breno Oliani, Cecília Cecilina, Danilo de Abreu, Flávia Jorge, Giulia Damásio, Guilherme Guerriero, Guilherme Reche, João Paulo Oliani ‘Fubá’, João Vitor Junqueira, Julia Montezano, Marina Rosa, Mununu, Padú, Pedro Cezar e Sá Gabriel.
Foto da capa: Tamiris Alves
Fotos das thumbs: João Paulo Ferreira
Gravado em 31 de julho de 2024 no Teatro Benigno Gaiga, Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas/MG.
Para ouvir: youtube.com/DonsMaria
Sobre Tine Taga
Nascida em setembro de 1989, Tine Taga dedicou sua vida à música e à cultura de Poços de Caldas e região, transitando por bandas de rock, axé, corais e projetos autorais. Foi vocalista da banda Dons Maria, criadora do bloco carnavalesco Bloco Tine Taga e protagonista da peça “Deslimites, na beira do caos” (2018), premiada no Prêmio Benigno Gaiga de Fomento ao Teatro.
Tine deixou como legado sua voz, sua poesia, seu ativismo e uma trajetória marcada pela diversidade, pela luta e pela celebração da vida.
O álbum “Tine Taga – Sempre, Agora” é, portanto, mais que um registro musical: é um rito de memória, afeto e resistência.
Saiba mais nas redes sociais: @dons_maria e @carvalhoagenciacultural.



Comentários