top of page
Buscar
  • Foto do escritorcarvalhoagenciacultural

Videoclipe de ‘Camarada Meu’ estreia no domingo

Nego Moura & Os Camarás divulgam também o show de pré-lançamento do novo disco.

A música ‘Camarada Meu’, de Nego Moura & Os Camarás em parceria com Pedro Cezar, chegou nas plataformas digitais em dezembro. Agora, o time de produtores anuncia a estreia do videoclipe para o próximo domingo (19), às 12h, no Youtube.


Inspirada nas raízes brasileiras e na regionalidade do interior do país, ‘Camarada Meu’ traz ritmos genuinamente tupiniquins, como a congada, o maracatu e a ciranda. Uma cantiga que fala de encontros e desencontros, apresentando a percepção de que tudo é impermanente, e que o mundo, felizmente, dá voltas, em melodia e letra que trazem a reflexão para que as pessoas olhem para o Tempo de outras maneiras.


O videoclipe tem a participação de representantes do Grupo de Maracatu Congo de Ouro, Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição e do Terno de Congo Nossa Senhora do Carmo, que reforçam a importância da salvaguarda da cultura popular brasileira.


Despertando a atenção no cenário da música independente no Sul de Minas, Nego Moura & Os Camarás, às vésperas do lançamento de seu novo álbum ‘Camará’, apresentam o show de pré-lançamento do disco, no quarta-feira (22), a partir das 19h, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas.


O show contará com a participação dos músicos Mununu, Pedro Cezar e Padú, que participaram como convidados de faixas do disco. No repertório, apresentam os singles já lançados ao longo deste ano, além de várias canções inéditas, convidando o público a imergir na diversidade da expressão da cultura afro-brasileira.


Haverá também discotecagens no saguão da Urca com o projeto ‘Paisagens Sonoras’, que tem participação dos DJ’s Lagunaz, Fubá e IsaDBob. A intenção é propiciar uma imersão na música brasileira, com uma roupagem moderna e dançante, que atrai o público de todas as idades, especialmente os mais jovens.


A entrada é gratuita, porém, está sujeita à lotação do espaço. Será obrigatória a comprovação da imunização contra a COVID-19 no dia do evento.


A produção executiva é de Chiara Carvalho e Pri Rennó, em uma realização conjunta da Carvalho Agência Cultural e Camará Records. O show de pré-lançamento do disco ‘Camará’ é viabilizado com apoio financeiro da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas, através do edital de fomento ‘Economia Criativa 2021’.

O DISCO CAMARÁ

Com produção assinada pelos irmãos produtores Fubá e Breno Oliani, o disco ‘Camará’ tem estreia prevista para o início de janeiro de 2022. O trabalho marca a versatilidade criativa dos músicos de Nego Moura & Os Camarás, que trazem letras e melodias que falam sobre empoderamento e cultura afro-brasileira, conduzindo para um trabalho bastante sólido e promissor que se baseia nas raízes rítmicas negras, do ijexá ao maracatu, do baião ao samba, do axé ao funk carioca, um mergulho profundo nas sonoridades orgânicas dos terreiros e da música afro-brasileira se misturam a uma roupagem moderna eletrônica, que flerta com a música negra mundial, como o funk, o soul, o hip hop, o afro futurismo.


NEGO MOURA & OS CAMARÁS

Nego Moura é cantor, multi-instrumentista e compositor mineiro. Com 20 anos de carreira, lançou em 2019 seu primeiro EP “Ladeira”, com sete faixas como "Camará" e "O samba sem você". Em 2020, Nego Moura inicia sua parceria com Fubá, seu produtor e amigo, com quem lançou três faixas remix, "Ladeira", "Tragédia Anunciada" e "Camará". Em 2021, Nego Moura juntamente com sua banda Os Catioros e os produtores Fubá e Breno Oliani, lançaram os singles “Okê Arô”, “Gradecê e ‘Pra Sorte do Branco’, e agora ‘Camrada Meu’. O time de produtores Os Camarás é formado por Breno Oliani (baixo), Guilherme Dias (guitarra), Giuliano D’Onofrio (percussão), João Paulo Oliani – Fubá (voz e beats) e Luís Felipe Cardillo – Lagunaz (guitarra e psicodelias).


Vale dizer o grupo passou recentemente por uma transição do nome artístico. Lantana Camará é uma espécie vegetal, também chamada cambará, camará-de-cheiro; a palavra Camará também é encontrada em cantigas de capoeira e pontos de umbanda; Na capoeira, Camará quer dizer parceiro, compadre. Camará traduz a amizade, o suporte, a confiança, a parceria. Camará é o líder da comunidade, é o mestre da cultura popular, todo aquele que com simplicidade transforma a vida do próximo. Por tudo isso, os até então conhecidos como ‘Os Catioros’, decidiram se aproximar da arte e da cultura brasileira, tão plural e diversa, passando a se apresentar como 'Os Camarás', trazendo pautas cada vez mais convidativas à reflexão, externalizando assim o profundo amor à música brasileira.


Para acompanhar essa e outras ações de Nego Moura e Os Camarás siga as redes sociais @negomoura e @os.camaras.music.

PEDRO CEZAR

Pedro Cezar é músico e compositor brasileiro, nascido em Poços de Caldas, Minas Gerais. Tem influências da música caipira, do rap, do rock e da MPB, além da escola mineira do Clube da Esquina. Em sua trajetória somam-se inúmeras participações em festivais e circulações pelo Brasil e países da América do Sul. Dos projetos musicais dos quais participa, destacam-se as bandas autorais K2, Macaxeira e 2ºDP.

Conheça mais em @pedrocezarmusica

VIDEOCLIPE ‘CAMARADA MEU’

Lançamento: 19 de dezembro de 2021

Horário: 12h


SHOW DE PRÉ-LANÇAMENTO DO DISCO 'CAMARÁ'

Dia: quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Horário: a partir das 19h

Local: Teatro Benigno Gaiga, Espaço Cultural da Urca, Poços de Caldas

*Fotos Tamiris Alves

7 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page