top of page
Buscar
  • Foto do escritorcarvalhoagenciacultural

Projeto ‘Poesia Colada’ conclui atividades em unidades de ensino em Poços de Caldas

Ação visa o uso de materiais de reciclagem para criação de poemas

O projeto ‘Poesia Colada: Tempos de Semear Ideias e Reciclar Poemas’ concluiu nesta semana as ações que percorreram duas unidades de ensino público em Poços de Caldas. 


As oficinas foram realizadas na Escola Municipal José Avelino de Melo (Zona Rural) e PMJ São José, sendo oferecido aos estudantes um projeto em que motiva a escrita e também desenvolve a criatividade, a partir da utilização de materiais reciclados para compor poemas em colagens.


A proposta foi idealizada por Alyson Dias (produtor cultural e designer gráfico) e Bruna Villela (psicóloga, poeta e oficineira), que desenvolveram o projeto onde o objetivo principal é o de despertar o interesse pela escrita, além de utilizar de formas não convencionais para a montagem dos poemas, reutilizando diversos materiais que seriam descartados, como, embalagens, sacolas, papéis entre outros. 




Bruna Villela, que acumula vários prêmios por seus poemas desde criança, destaca a importância do projeto, tal como a reutilização de materiais como forma de conscientização e do desenvolvimento da escrita dos alunos: “Estar à frente deste projeto foi encantador. Ver os alunos expressarem seus sentimentos e o potencial artístico é o que nos leva a acreditar o quanto esse lado cultural precisa ser mais explorado nas unidades de ensino. Além disso, nosso projeto possui uma característica muito importante que é a reutilização de materiais que normalmente seriam descartados para a montagem, o que desenvolve o sentimento de cuidado com o meio-ambiente, além de saírem da oficina como agentes desse conhecimento adquirido.”


Os idealizadores também destacam a importância da continuidade de ações como esta, para que os alunos consigam aprimorar os conhecimentos adquiridos através das oficinas, sendo principais agentes da propagação desse novo olhar para a reutilização e também para a escrita criativa, que é tão importante nessa fase da vida em que se encontram.


O resultado das oficinas com os poemas e suas colagens podem ser vistos através do perfil do projeto na rede social Instagram @poesia.colada, onde será disponibilizado diferentes conteúdos com os participantes desenvolvendo seus trabalhos. 


As oficinas “Poesia Colada: Tempos de Semear Ideias e Reciclar Poemas” foram viabilizadas com o patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas / Secretaria Municipal de Cultura, além de contar com a gestão cultural da equipe da Carvalho Agência Cultural formada por Alyson Dias (coordenação), Chiara Carvalho (produção) e Thiago Silva (assistente de produção).


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page