Teve início nesta semana as ações do projeto Olhar Sulfuroso – Diálogos sobre o Patrimônio Cultural de Poços de Caldas, que promove bate-papos com alunos da rede pública de ensino sobre o patrimônio cultural de Poços de Caldas, além de exposições fotográficas em homenagem aos 150 anos da cidade.
A primeira ação foi realizada na terça (16) na Escola Municipal Edir Frayha, localizada no Jardim Nova Aurora, e contou com a participação dos alunos do 5º ano que puderam, não só refletir e aprimorar o olhar acerca do patrimônio cultural material e imaterial da cidade, como entrar em contato com fotografias que evidenciam, através da expressão artística, a diversidade cultural da cidade e a busca pela valorização da identidade cultural e da memória/história local.
A fotógrafa e arte educadora Thaty Naila juntamente com a pesquisadora e arquiteta Letícia Loiola, levantam questões sobre o patrimônio cultural, meios para sua salvaguarda, além de contextualizar a importância da educação patrimonial e da legislação brasileira sobre o assunto, sendo uma oportunidade para levar informações, esclarecer dúvidas, e contribuir para que os participantes se tornem cidadãos detentores de seus direitos culturais.
“É muito importante apresentar aos alunos dessa faixa etária os patrimônios culturais e artísticos para dialogar sobre a necessidade de valorização histórica e cultural da nossa cidade, pois, somente dessa forma, essas crianças passam a se sentir pertencidas em seu local de residência, criando laços, afetos e memórias, levando adiante esse sentimento e se eternizando como agentes responsáveis por sua preservação.” comenta Thaty Naila, idealizadora do projeto.
As próximas ações ocorrerão nos dias 1, 15 e 29 de setembro, nas escolas municipais Vitalina Rossi, Sérgio de Freitas Pacheco e Profº. Julio Bonazzi, respectivamente.
A proposta tem produção de Chiara Carvalho / Carvalho Agência Cultural e conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas. Acompanhe esta e outras ações nas redes sociais @olharsulfuroso.
Comments