top of page
Buscar
  • Foto do escritorcarvalhoagenciacultural

Projeto “Olhar Sulfuroso” conclui as atividades em escolas de Poços


O projeto Olhar Sulfuroso – Diálogos sobre o Patrimônio Cultural de Poços de Caldas, que promoveu bate-papos com alunos da rede pública de ensino sobre o patrimônio cultural de Poços de Caldas, além de exposições fotográficas em homenagem aos 150 anos da cidade, encerrou as atividades da edição 2022 do projeto.

As ações foram realizadas em escolas nos meses de agosto e setembro. Receberam as ações: Escola Edir Frayha, Escola Vitalina Rossi, Escola Sérgio de Freitas Pacheco e Escola Profº. Julio Bonazzi.

A fotógrafa, arte educadora e idealizadora do projeto, Thaty Naila, juntamente com a pesquisadora e arquiteta Letícia Loiola, levantaram questões sobre o patrimônio cultural, meios para sua salvaguarda, além de contextualizar a importância da educação patrimonial e da legislação brasileira sobre o assunto, sendo uma oportunidade para levar informações, esclarecer dúvidas, e contribuir para que os participantes se tornem cidadãos detentores de seus direitos culturais.

Thaty Naila comenta sobre a experiência com os alunos: “O projeto Olhar Sulfuroso nasceu no ano de 2017, com curso de fotografia e preservação patrimonial. A vontade de estar nas escolas sempre foi grande, então tivemos a oportunidade de, neste ano de 2022, irmos até as escolas, mostrar para os alunos o que é preservação patrimonial, cultural e artística de Poços de Caldas. Notamos que eles estão acostumados a observar somente a Praça, as Thermas ou o Cristo e a Urca, e podemos também falar sobre as manifestações artísticas e culturais no âmbito imaterial, as cristalerias, a Festa de São Benedito, a congada, e assim por diante. Acredito que conseguimos passar uma mensagem sobre a importância histórica e artística da cidade, trazendo uma visão de valorização, de pertencimento para que novas gerações possam continuar com esse cuidado, com esse carinho, com essa proteção da história, da memória e dos patrimônios de Poços.”

A produtora audiovisual Lu Alves fez um compilado das ações do projeto nas escolas. O conteúdo está disponível no Youtube e Instagram do Olhar Sulfuroso. Confira:

A proposta contou com a produção de Chiara Carvalho / Carvalho Agência Cultural e com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.

Para saber mais, acompanhe as redes sociais @olharsulfuroso.


18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page