top of page
Buscar
  • Foto do escritorcarvalhoagenciacultural

Projeto ‘O Passo do Gato’ oferece curso voltado à formação de instrutores de ballet

Aulas gratuitas têm início no dia 13 de maio

Projeto ‘O Passo do Gato (Le Pas de Chat)pretende ampliar saberes, horizontes e repertórios ligados a Arte da Dança oferendo curso gratuito de capacitação e formação para novos instrutores, ministrando aulas práticas das técnicas de base do balé clássico aliadas ao lúdico, bem como ateliês de expressão corporal estimulando a criatividade e trabalhando com a poética e o sensível.


As aulas serão ministradas por Márcia Viana e Raquel Franco, profissionais com longa trajetória na área do ensino da dança em Poços de Caldas.


O curso tem duração de 4 meses, com aulas semanais, às sextas-feiras, para jovens a partir dos 17 anos e adultos (sem distinção de gênero). Os interessados são consultados sobre o melhor horário para participação no curso no momento da inscrição. As aulas serão realizadas no Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei, a partir do dia 13 de maio.

Com vagas limitadas, os interessados em participar do curso podem se inscrever através do link: https://abre.ai/inscricoespassodogato.


Os alunos participarão de oficinas de figurino e construção de material acessível que irão auxiliá-los em suas práticas e enriquecê-las. Os estudos sobre a anatomia ligada ao balé e sobre o desenvolvimento motor infantil serão ministrados com o intuito de instrumentalizá-los e conscientizá-los sobre os cuidados com o corpo com o qual trabalhamos. A História da Dança percorrerá com os alunos uma linha do tempo, contextualizando Dança e época.

O projeto oferecerá aos participantes ideias sobre roteiros de espetáculos e repertório musical ampliando e relacionando experiências e realidades – um passo além do que a mídia nos empurra e apresenta. Os integrantes do projeto contarão com um minicurso de francês (Dicionário Francês do Ballet – compreensão dos termos), pois o ballet vem da escola francesa.


Em todos os encontros haverá práticas e também momentos de reflexões, anotações e trocas, desmistificando ideias pré-concebidas sobre a dança – o ballet – e sobre o corpo que dança.


O instrutor ou instrutora a ser capacitado vivenciará tudo aquilo que ele irá ensinar, propor e fomentar sobre o ballet e a Dança junto às crianças e jovens, nos espaços que trabalhará ou que já trabalha, ampliando e desenvolvendo a consciência corporal dos/das participantes.


Márcia Viana comenta: “Acreditamos, pela nossa experiência e vivências, na importância da Dança e nas transformações que ela pode promover. Entendemos que por meio do ballet clássico, além do seu valor como ‘modalidade’ da Dança, outras portas podem ser abertas e novos caminhos podem ser trilhados.” E Raquel Franco complementa: “Nosso desejo é promover a Arte da Dança – é tirar o ballet do rótulo que o colocaram, é reaproximar jovens, adultos e crianças desse universo que pode ser lúdico, que nos fala do Sensível e que mora em todos nós. Vemos a Dança como uma área de conhecimento que sensibiliza e estimula a inteligência criativa. Ela forma pessoas. Ela é para a vida. Ela é vida.”


O projeto 'O Passo do Gato' tem patrocínio da Prefeitura de Poços/Secretaria Municipal de Cultura, com produção executiva de Chiara Carvalho (Carvalho Agência Cultural) e apoio do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei Poços de Caldas.

SERVIÇO:

Curso ‘O Passo do Gato (Le Pas de Chat)’

Local: Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei Poços de Caldas (Av. Francisco Jesualdi, nº 84, Jardim Novo Mundo)

Período: 13 de maio a 16 de setembro, sempre às sextas-feiras.

Horário: a ser definido a partir das sugestões no momento da inscrição.

Público-Alvo: jovens a partir dos 17 anos e adultos (sem distinção de gênero).

Emissão de certificado de participação.

*Vagas limitadas*

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page