top of page
Buscar
  • Foto do escritorcarvalhoagenciacultural

MB2 realiza roda de rap nesta sexta na Pista de Skate

Novo trabalho do artista pretende garantir mais visibilidade ao Rap na cidade

Atento à produção cultural e artística contemporânea, o rapper MB2 apresenta sua nova proposta para viabilizar a circulação de shows autorais para promoção do seu trabalho e de outros artistas da cena do rap na cidade, assim, nasce a ‘Roda de Rap com MB2 e Convidados’. A primeira ação está prevista para esta sexta-feira, 28 de julho, às 19h30, na Pista de Skate do Parque Municipal Antonio Molinari, em Poços de Caldas.


Inspirado nas tradicionais rodas de samba, que são realizadas por todos os cantos do país, pretende dar vida a uma nova ideia que há tempos vem sendo pensada, mas que ainda não havia sido executada por ele. Assim, MB2 se apresenta reproduzindo o formato de uma roda de samba que ao invés dos tradicionais instrumentos (cavaco, pandeiro, tamborim) tem a presença do DJ convidado Leopac e a participação de outros rappers da cena local: Adeptos MC’s, Lu Afri e Semeador.


Os rappers irão apresentar seus trabalhos autorais e também cantar juntos músicas que são inspiração em suas trajetórias e que marcaram também a cultura do hip-hop brasileiro.


O objetivo é ocupar os espaços públicos com uma proposta contemporânea e totalmente diferenciada para fortalecimento da cultura negra, especialmente do Rap, fomentando a produção artística de nomes da cena musical de Poços de Caldas.


“O Rap, o pilar poético do movimento Hip Hop, justamente por ser uma cria e fazer parte da cultura negra, não é diferente, usado como o "grito" de uma voz que precisa ser ouvida, é de toda forma tentado a ser ocultado, porém, orgulha-se de ser um dos movimentos culturais mais duradouros e, principalmente, mais consumido nas periferias de todo o país e do mundo. Além disso, tendo em vista que o Rap é conhecido como a linguagem da população periférica, pretendemos levar uma mensagem direta a toda população, para que se conscientizem e valorizem suas raízes, história e lutem contra o racismo, sendo uma oportunidade de dialogar e alcançar diferentes pessoas.”, comenta MB2.


Relevância da Proposta

Os movimentos musicais brasileiros, samba, funk e rap, são fortemente associados à negritude. Observa-se que o tratamento, em grande medida discriminatório, dado pela sociedade brasileira ao samba, no passado, e ao rap e ao funk, no presente, explicita o caráter sintomático do racismo em nosso país. Ainda que desde a década de 1930 se venha construindo um discurso que busca disseminar a ideia de democracia racial no Brasil, o racismo insiste em ressurgir nas mais variadas relações sociais, da maior probabilidade de morte por meios violentos enfrentada pela população negra às dificuldades que se impõem a suas produções artísticas.


O Rap e o Samba são pilares da cultura brasileira, são crias e fazem parte da cultura negra. O samba em seus primórdios também já foi bastante marginalizado, mas hoje é um dos mais importantes gêneros musicais brasileiros. Da mesma forma, nos dias atuais, o Rap ainda sobre bastante preconceitos, e a presente proposta quer justamente fazer a quebra destes paradigmas.


Nesse sentido, a intenção é que as rodas de rap sejam exemplo de pautas diversas em eventos que são realizados nos espaços públicos, garantindo oportunidade para celebrar e trazer para diferentes pessoas e para os espaços da cidade a pluralidade cultural afro-brasileira.


A ação é viabilizada com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura de Poços de Caldas, tem produção de Chiara Carvalho e Patrícia Bombom, além do apoio da marca de roupas urbanas Interiô.


SERVIÇO

Roda de Rap com MB2 e Convidados

Data: sexta-feira, 28 de julho de 2023

Horário: a partir das 19h30

Local: Pista de Skate do Parque Municipal Antonio Molinari, Country Club, Poços de Caldas

*gratuito

13 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page