top of page
Buscar
  • Foto do escritorcarvalhoagenciacultural

Josane Lobo inaugura exposição e novo espaço artístico

Artista plástica propõe uma reflexão sobre a evolução da alma



A artista plástica Josane Lobo convida a todos para a Instalação “ALMA da imanência à transcendência”, que será aberta para visitação a partir desta sexta-feira (3), às 17h, no Espaço Artístico Fênix. Com curadoria de Cláudio Guedes, a Instalação foi gestada ao longo de 1 ano de trabalho e narra o movimento dos dramas da vida desde o nascimento ao resgate de quem verdadeiramente somos. A proposta pretende proporcionar uma experiência transformadora para as pessoas, além de divulgar um novo centro cultural na região de Poços de Caldas, o Espaço Artístico Fênix, localizado a 25 minutos do centro de Poços.


Nas palavras da artista, “A proposta constante do trabalho artístico é curar através da Presença; é resgatar consciência. Consciência, não no sentido mental de ter consciência sobre algo, mas de Ser esta consciência na possibilidade de trazer uma percepção maior de quem somos, alcançando um saber intrínseco do Ser real”.


Josane Lobo, estuda antroposofia e mergulha no autoconhecimento já há muitos anos, e, neste fluxo de ideias embebidas de emoções, surgiu a possibilidade de materializar a cura da alma, fundamentalmente a partir de colchões, material central da instalação. Segundo ela, “Passamos grande parte de nossas vidas em colchões, desde nossa concepção, navegando por amores, sofrimentos, paixões, até nossa morte e esta experiência de vida pode ser um caminho de evolução, se assim escolhermos”.


No que tange a filosofia deste trabalho, o propósito é trazer um novo olhar sobre o sofrimento e os desafios como possibilidades de resgate da alma; é a cura de nossos dramas. E a cura pode acontecer quando começamos a viver não identificados com nosso “personagem” quase essencialmente mental, que governa nossas reações disparadas basicamente pelo medo. Quando reconhecemos ser a alma a única realidade, ocorre uma quebra de conceitos, de paradigmas onde a felicidade se ancora, em detrimento de tristezas e sofrimentos passageiros, pois autorizamos a alma a ser a protagonista da própria vida.


Quanto à plasticidade, as obras estão envolvidas quase que completamente com cera de abelha, que para a artista é um elemento que traz inteireza, integração e acolhimento. A artista utilizou materiais reciclados para a criação do trabalho.


Assim, a instalação passa por uma narrativa que se inicia na Fecundação, que irá gestar o Personagem, com toques sutis entre a alma e o ego. Traz a Existência, referindo-se ao resgate dos prazeres do corpo e da alma, por realizar seu propósito. E como tudo é energia, tudo é vida, é experiência, é existência. A autossustentação através da produção pode ser leve, se reconhecemos ou nos lembramos do nosso propósito de vida. Todas as emoções estão ancoradas no sofrimento e no prazer. Relacionamentos, encontros dentro e fora de si. Conflitos, amores, paixões. Ama-se e fere-se. Por isso, escolher a leveza, conduz à possibilidade de ser a própria alma, de ser esta essência. E esta Presença é o que nos abre para uma maturidade nas ações, pois a alma passa a ser Protagonista da própria história. Está realizando o propósito de Ser Amor, acolhendo o ego. Acolher as próprias sombras e desafios deságua na liberdade do Ser. Mesmo em meio aos desafios, sofrimentos e tristezas, nossa alma nos convoca a amar, sendo livres. Um Altar de saberes, local sagrado de sofrimentos, desafios e por conseguinte, de evolução. É o ato da criança interior em resgatar a própria alma e a inocência madura.


A exposição é aberta ao público em geral, sem distinção de gênero, faixa etária ou condição social, devendo apenas ser respeitadas as medidas de distanciamento social e capacidade de lotação do espaço para visitação, por isso as visitas precisam ser agendadas previamente pelo WhatsApp 35 991331239 ou pelo Instagram @josane_lobo.


A realização da exposição tem apoio do Atelier Obra 255 e da Carvalho Agência Cultural.

JOSANE LOBO

Josane Lobo construiu seu caminho artístico através de um diálogo entre suas formações, desde o Desenho de Publicidade à Consultoria Ambiental e ferramentas de autoconhecimento. Utiliza em seus trabalhos de encáustica e Land Art, vivências de reconexão pessoal possibilitando percepções de tempo e espaço / expansão e contração / solidez e liquidez, através de um olhar inaugural. Land Art a inspira na recuperação de matas e a encáustica como resgate de alma. Convoca o fogo, o cheiro natural da cera de abelha, materiais reciclados ou não, texturas e cores a uma sensualidade generosa que reverbera num contato profundo consigo mesma, aportando a medicina da Presença, no processo de curar-se, curando. Participou de exposições individuais e coletivas no sul da França e em Minas. Conheça mais sobre o trabalho de Josane Lobo nas redes sociais @josane_lobo.


INSTALAÇÃO

"ALMA - da imanência à transcendência"

Vernissage: sexta-feira, 03.12.2021, às 17h

Local: Espaço Artístico Fênix (Alameda Poços de Caldas, 559, próximo à Laranjeiras de Caldas, Sul de Minas)

Visitas mediante agendamento prévio pelo WhatsApp 35 991331239 ou pelo Instagram @josane_lobo

A exposição ficará aberta gratuitamente pelo período de 2 meses

*Fotos das obras são de Sílvia Borges


139 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page