top of page

Exposição fotográfica da 8ª edição do projeto Olhar Sulfuroso chega ao Museu de Poços

  • Foto do escritor: carvalhoagenciacultural
    carvalhoagenciacultural
  • 4 de ago.
  • 2 min de leitura

Mostra gratuita segue aberta à visitação até 28 de agosto

ree

O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas recebe, desde o último domingo (3), a exposição da 8ª edição do projeto cultural Olhar Sulfuroso – Curso de Fotografia e Preservação Patrimonial. A mostra apresenta imagens produzidas pelos participantes do curso e pode ser visitada gratuitamente até o dia 28 de agosto.


Realizado desde 2016, o projeto tem como propósito despertar um olhar mais sensível e consciente sobre os patrimônios históricos e naturais da cidade, promovendo sua valorização e preservação por meio da linguagem fotográfica. Na edição deste ano, os alunos participaram de uma formação no primeiro semestre que aliou teoria e prática fotográfica a reflexões sobre memória coletiva e educação patrimonial.



Fotografias dos alunos participantes da 8ª edição do curso Olhar Sulfuroso
Fotografias dos alunos participantes da 8ª edição do curso Olhar Sulfuroso

Mais do que um curso técnico, Olhar Sulfuroso proporcionou uma verdadeira imersão na história de Poços de Caldas. Ao longo da formação, os alunos exploraram diferentes espaços da cidade, documentando e refletindo sobre o estado atual dos patrimônios locais. O resultado são registros que revelam detalhes de casarões, praças, fontes e outros elementos que, muitas vezes, passam despercebidos na correria do dia a dia.


Um dos destaques da exposição são os "álbuns de memórias" elaborados pelos participantes. Neles, retratos de família antigos, feitos em diferentes pontos da cidade, são contrapostos a novas imagens captadas pelos alunos nos mesmos locais. Essa justaposição entre o passado e o presente cria pontes afetivas com o território e desperta reflexões sobre o tempo, a permanência e as transformações urbanas e sociais. O resultado é uma delicada e potente narrativa visual que combina nostalgia, pertencimento e alegria.



Thaty Naila idealizadora do Olhar Sulfuroso
Thaty Naila idealizadora do Olhar Sulfuroso

“Ver os alunos revisitarem as memórias de suas famílias e conectarem isso à cidade foi uma das partes mais emocionantes do processo. A fotografia se torna um elo entre o afeto e o espaço público, e essa troca é transformadora”, afirma a fotógrafa Thaty Naila, idealizadora do projeto.


O projeto Olhar Sulfuroso é viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com realização de Thaty Naila Fotografias e produção de Chiara Carvalho / Carvalho Agência Cultural. A iniciativa conta com incentivo cultural da Alcoa, apoio institucional da Prefeitura de Poços de Caldas / Secretaria Municipal de Cultura, além do apoio cultural da Galeria Ampliart e do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.


Acompanhe @olharsulfuroso e @carvalhoagenciacultural nas redes sociais para mais informações. 


SERVIÇO: 

Exposição ‘Olhar Sulfuroso  A Fotografia e o Patrimônio Cultural’ 

Data: 03 a 28 de agosto de 2025 

Horários: terça a sexta-feira - 09:30 às 16:30 / sábados - 13:00 às 17:00 / domingos - 09:00 às 13:00

Local: Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (Villa Junqueira - Rua Padre Henry Moton s/n, Centro) 

*Entrada gratuita 


 
 
 

Comments


bottom of page