Encontro de Ogãs de Poços de Caldas anuncia edição de 2025
- carvalhoagenciacultural

- há 2 minutos
- 2 min de leitura
Evento gratuito acontece no dia 30 de novembro no Teatro da Urca

O tradicional “Encontro de Ogãs de Poços de Caldas”, evento que reúne grupos da cultura tradicional e fomenta o diálogo entre mestres e comunidade, anuncia sua edição de 2025. O encontro será realizado no dia 30 de novembro, domingo, a partir das 16h, no Teatro Benigno Gaiga – Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas, marcando o encerramento das ações do mês da Consciência Negra na cidade.
O evento celebra e fortalece as raízes dos grupos tradicionais, promovendo a valorização e a preservação da cultura afro-brasileira — especialmente das religiões de matrizes africanas, como a Umbanda e o Candomblé. Mais do que um encontro, configura-se como um espaço de respeito, aprendizado e união, que busca romper paradigmas e combater preconceitos, evidenciando a riqueza e a força das tradições que moldam nossa identidade cultural. Seu propósito é enaltecer o papel essencial dos Ogãs na cultura popular, reconhecendo-os como guardiões do ritmo, da celebração, da resistência e da diversidade.

A programação contempla cânticos e toques dedicados às divindades, além de canções populares, como o samba de roda, promovendo um encontro alegre, acolhedor e aberto a todos os públicos. A iniciativa reafirma o compromisso com o respeito às diferenças individuais e com a construção de uma sociedade justa, inclusiva e plural, sem distinção de gênero, religião ou condição social.
No mês em que comemoramos o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a mestra ogã Maria Augusta Clementino, ou Guta como é conhecida, celebra com entusiasmo a realização de mais uma edição do Encontro. “Fico muito feliz em ver esse evento acontecendo mais uma vez. Cada ano que a gente se reúne, fortalecemos nossa cultura e mostramos a importância de manter viva as nossas tradições. Estou animada e ansiosa, teremos um encontro com participações de grupos e pessoas que sempre estiveram com a gente de coração”. Ela reforça ainda a importância do combate ao racismo e à intolerância religiosa: “Esse é também um momento para lembrar que respeito não é escolha, é obrigação. Precisamos continuar lutando contra o racismo e toda forma de intolerância, valorizando nossa história e garantindo que ninguém tenha medo de ser quem é”.

Para a realização do Encontro de Ogãs, Augusta Clementino conta com uma equipe que a acompanha há muitos anos: Lúcia Vera, Leonardo Augusto e Elizabeth Clementino somam experiência e dedicação, contribuindo para enriquecer ainda mais o evento.
A proposta é viabilizada através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, conta com incentivo cultural do Palace Hotel, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas / Secretaria Municipal de Cultura, apoio cultural do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei e do COMPIRÉ (Conselho Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica), além da produção e gestão cultural de Alyson Dias e Chiara Carvalho / Carvalho Agência Cultural.
Para saber mais informações sobre esse e outros eventos basta acompanhar através das redes sociais @toques.ancestrais e @carvalhoagenciacultural.
SERVIÇO
Encontro de Ogãs de Poços de Caldas 2025
Data: domingo, 30 de novembro
Horário: a partir das 16h
Local: Teatro Benigno Gaiga – Espaço Cultural da Urca (Praça Getúlio Vargas, s/n, Centro, Poços de Caldas)
*entrada gratuita
Fotos: Jennifer Diniz



Comentários