Apresentação traz a música de Bach em flauta e violão
O Duo Faria-Batiston, formado pelos instrumentistas Leonardo Faria (flauta) e André Batiston (violão), inicia uma série de concertos intimistas em diferentes espaços da cidade a partir deste mês em Poços de Caldas. Serão quatro apresentações gratuitas voltadas para a valorização da música instrumental de câmara, propondo uma homenagem à obra do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750).
A primeira apresentação acontece neste domingo, 18 de agosto, a partir das 10h30, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, e em breve serão divulgadas as datas e locais dos próximos concertos.
O duo pretende trazer ao público toda a riqueza e a expressividade presentes na obra de Bach, selecionando composições de relevância artístico musical e que se adaptem à sonoridade desta formação camerística para flauta e violão, visando também a formação de público para a música instrumental.
Vale dizer que a flauta e violão são instrumentos bastante conhecidos, empregados especialmente na música popular, como o choro e o samba, entretanto, é interessante apresentar esses instrumentos com interpretação de outra forma, de um modo mais erudito. Assim, a proposta apresentada propõe a execução de um trabalho bastante diferenciado para a cidade, já que são raros os artistas que desenvolvem um trabalho semelhante ao do Duo. Reforçando também o compromisso dos artistas ao longo dos últimos anos, que vem se construindo através de ações de formação e acessibilidade cultural, dentro de propostas de grande relevância estética e musical.
Além disso, destaca-se também a grande importância da obra de Bach e sua influência sobre a música desenvolvida a partir do século XVII, que se reflete tanto sobre a música produzida em períodos subsequentes da história da música clássica de tradição européia, bem como em movimentos da música popular do século XX. Destacam-se suas contribuições para a afirmação e utilização do sistema de afinação temperada, o desenvolvimento das técnicas contrapontísticas, sua linguagem harmônica e melódica, as composições para diversos instrumentos e formações e, sobretudo, a grande riqueza estética presente na sua obra.
Este é um projeto cultural viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, contando com incentivo da empresa Village Inn e produção de Chiara Carvalho / Carvalho Agência Cultural.
Para acompanhar esta e outras ações, siga @duofariabatiston e @carvalhoagenciacultural nas redes sociais.
Sobre o Duo Faria-Batiston
André Batiston é Mestre em Música, Bacharel em Música Popular e Licenciado em Artes/Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui ainda especialização em Musicoterapia Organizacional e Hospitalar pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).
Leonardo Faria é diplomado em Flauta Transversal pelo Conservatório de Tatuí (SP), possui graduação em música pela Universidade Vale do Rio Verde (MG) e é pós graduado em Docência no Ensino Superior pela Universidade Paulista e em Educação Aplicada à Performance Musical pelo Centro Universitário UNIS.
Os músicos são professores do Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani, de Poços de Caldas (MG), e do Polo do Conservatório de Tatuí, em São José do Rio Pardo (SP), além de atuarem intensamente no cenário artístico musical de Poços e região.
Em 2016 formaram o Duo Faria-Batiston, para propagação da música instrumental e difusão de composições originalmente escritas para flauta e violão.
SERVIÇO
Duo Faria-Batiston apresenta a música de Bach
Data: domingo, 18 de agosto de 2024
Horário: 10h30
Local: Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (Villa Junqueira Rua Padre Henry Moton, s/n, Centro)
*Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço
Foto: Michelle Veloso
Comments