Dalmoni Lydijusse apresenta a exposição ‘PARA ENCONTRAR MINHA PELE’ no Festival de Inverno 2025
- carvalhoagenciacultural
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 4 horas
Abertura da exposição acontece neste sábado no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas

A artista plástica poços-caldense Dalmoni Lydijusse apresenta sua mais recente exposição, “Para Encontrar Minha Pele”, como parte da programação oficial do Festival de Inverno promovido pela Secretaria de Cultura de Poços de Caldas. A mostra estará aberta à visitação no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas entre os dias 12 e 27 de julho. Com um percurso artístico que une formação acadêmica e vivências em diversas linguagens visuais, Dalmoni mergulha em questões pessoais e coletivas relacionadas ao colorismo e à construção da identidade. Licenciada em Artes Plásticas pela FAAP, ela é bacharel em Belas Artes pela UFMG e especialista em Arte Integrativa pela Universidade Anhembi Morumbi.
Percepção de si mesma O projeto expositivo é resultado de um processo iniciado em 2023, quando a artista participou de uma residência orientada por Beto Shwafaty, artista contemporâneo e professor. Durante esse período, Dalmoni passou a refletir mais profundamente sobre sua percepção de si mesma, seu tom de pele e os atravessamentos do colorismo em suas experiências pessoais.

A exposição propõe um olhar simbólico e poético sobre as tonalidades da pele humana. Em vez de recorrer ao retrato tradicional, a artista opta por representar pétalas de orquídeas. Ampliadas em diferentes escalas e pintadas com tinta acrílica fosca sobre tela. A escolha da flor como metáfora permite um deslocamento visual e conceitual, revelando cores de pele em formas orgânicas e não figurativas.
“Para discorrer sobre cores de pele, escolhi transferi-las às flores a partir da observação de suas pétalas. Elas têm sido o tópos para esta pintura dessas colorações. Para falar sobre este assunto sem ser através da representação de alguém, propondo uma alegoria”, explica Dalmoni.
Roda de conversa
Além das pinturas, a exposição conta com um vídeo produzido por Robson Américo (Castor) e textos da própria artista. A abertura oficial acontece sábado, 12 de julho, das 14h às 15h, com uma roda de conversa mediada pela jornalista e escritora Jéssica Balbino. Participam como convidados Renato Ramos, mestre em Psicologia Social pela USP e especialista em psicanálise pela PUC, e Robson Américo, produtor e gestor cultural.
SERVIÇO
Exposição “Para Encontrar Minha Pele” – Dalmoni Lydijusse
Data: 12 a 27 de julho de 2025
Horário: Consulte agenda de horários da instituição
Local: Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas
A entrada é gratuita.
Comentarios