top of page
Buscar
  • Foto do escritorcarvalhoagenciacultural

CineFricção encerra temporada de exibições nesta quinta-feira no Museu de Poços

Ação levanta pautas voltadas para a comunidade LGBTQIAPN+

O CineFricção encerra nesta semana, 27 de junho, o ciclo que exibe de forma gratuita curtas-metragens voltados para a temática LGBTQIAPN+, com o objetivo de abordar pautas de interesse, direitos e representatividade desta comunidade. O evento acontece no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, a partir das 19h, com entrada gratuita.


O projeto realiza a terceira sessão deste mês, destacando o documentário ‘Potência Trans’, que celebra a vida, a diversidade e a cultura trans, com enfoque especial para a cidade de Alfenas, no Sul de Minas. A direção é de Luiz Vicente e Rodrigo Mikelino.


O encontro contará ainda com conversas e reflexões, com a com a participação de Alice da Silva, poeta;  Lincoln Vieira, professor de Línguas e Literatura; o diretor do filme Rodrigo Mikelino e mediação da artista drag e arte-educadora Dani Silva. Dentre os temas abordados estão a vivências dos corpos trans, com foco nas pessoas travestis e em sua cultura e linguagem, com destaque para o pajubá, dialeto de origem iorubá e nagô, que reúne apropriações linguísticas feitas por travestis e pela comunidade.


O cineclube que vem construindo público ao longo das últimas ações, promete realizar novas temporadas de exibições no segundo semestre, seguindo com o propósito de se tornar uma ferramenta de discussão e quebra de paradigmas, comprometido com a quebra de preconceitos relacionados à comunidade LGBTQIAPN+, promovendo encontros em que os participantes possam se emocionar e refletir, abordando de forma sensível questões importantes para a sociedade de maneira geral.


Com acessibilidade, as exibições contam com a interpretação em Libras para pessoas com baixa audição, além do espaço ser adaptado para receber pessoas com mobilidade reduzida


Esta temporada do CineFricção é viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, com coordenação e mediação de Dani Silva, produção, curadoria e comunicação para redes de Paulo Tothy, assistência de produção de Thiago Silva e Mateus Baratelli, produção de Alyson Dias e Chiara Carvalho / Carvalho Agência Cultural, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura de Poços de Caldas, além do apoio do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.


Foi escolhido o mês de junho para a realização desta temporada, marcando a representatividade ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, que é celebrado em 28 de junho, com o principal objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate à homotransfobia (também conhecida como LGBTfobia ou LGBTQIAPN+fobia) para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero e da orientação sexual de cada indivíduo.


Para mais informações sobre as ações do CineFricção, acompanhe ou entre em contato através das redes sociais do @cine.friccao ou da produtora @carvalhoagenciacultural.        


SERVIÇO

CineFricção 

Data: quinta-feira, 27 de junho de 2024

Horário: a partir das 19h 

Local: Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas 


*Entrada gratuita sujeita a lotação do espaço. 


3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page