top of page

Cine Fricção retoma atividades em Poços de Caldas com estreia nacional do documentário Neirud

  • Foto do escritor: carvalhoagenciacultural
    carvalhoagenciacultural
  • 20 de ago.
  • 3 min de leitura

Ação gratuita também exibe o curta Vila Polar e integra a programação cultural da MIA 2025

ree

O Cine Fricção inicia seu segundo semestre em grande estilo com uma sessão especial e gratuita em parceria com a MIA – Mostra Integrada de Artes, trazendo duas estreias marcantes para o público de Poços de Caldas. O evento acontece nesta quinta-feira, 20 de agosto, às 19h, sob as árvores do Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas.


A programação marca a estreia nacional do documentário Neirud, de Fernanda Faya, que chega aos cinemas brasileiros em agosto de 2025, coincidindo com o mês da Visibilidade Lésbica. A obra, já premiada em festivais nacionais e internacionais, é considerada um dos lançamentos mais importantes do audiovisual independente no ano.



Neirud (Divulgação)
Neirud (Divulgação)

Destaque: Neirud

Com distribuição da Descoloniza Filmes, Neirud resgata a trajetória de uma mulher negra que fugiu de um lar abusivo nos anos 1930, encontrou refúgio no circo e viveu uma história de amor e resistência em uma trupe feminina de luta livre.


A diretora Fernanda Faya parte de uma investigação pessoal para reconstruir a memória dessa figura enigmática, revelando uma narrativa queer, circense e profundamente afetiva. O longa levou prêmios de Melhor Filme e Montagem no Olhar de Cinema 2023 e foi consagrado no PirenópolisDoc 2024 pelo Júri Oficial e pelo Júri Jovem.


“É um filme que começou como um resgate familiar e se revelou uma história de amor e sobrevivência entre duas artistas queer que viajaram o Brasil em meio ao mundo do circo”, afirma Fernanda.



Vila Polar (Divulgação)
Vila Polar (Divulgação)

Também na programação: Vila Polar

A noite conta ainda com a exibição de Vila Polar, curta-metragem de Paulo Tothy, rodado em Vargem Grande do Sul (SP). A obra mistura ficção e realidade para refletir sobre memória e patrimônio em cidades do interior.


Após sua estreia em julho na cidade natal do diretor que também é idealizador do Cine Fricção, Vila Polar chega agora a Poços de Caldas, propondo uma reflexão sobre as transformações urbanas e as perdas arquitetônicas recentes. O filme é fruto da Lei Paulo Gustavo, que fomenta o audiovisual em todo o país.


Após a sessão, haverá bate-papo com o ator Leandro José, protagonista do curta, mediado por Dani Silva.


Música e Encontro

Antes das projeções, o público poderá aproveitar a discotecagem oferecida pelo projeto cultural Discobertas, com o DJ Leo Antunes comandando um set especial das 17h30 às 19h.


Cine Fricção e Representatividade

Com curadoria voltada à diversidade e às narrativas LGBTQIAPN+, o Cine Fricção busca ser mais do que uma mostra de filmes: propõe um espaço de troca, reflexão e acolhimento, com filmes, debates, música e encontros afetivos, valorizando o cinema independente brasileiro e o acesso democrático à cultura.


Realização

A ação é uma parceria entre os projetos culturais Cine Fricção, MIA e Discobertas, todos viabilizados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com incentivo da Alcoa e apoio institucional da Prefeitura de Poços de Caldas / Secretaria Municipal de Cultura. A Mostra também conta com o apoio cultural dos hotéis San Thiago, D’Oeste, Lisboa e Jóia e dos restaurantes Becco Gastronomia, Becco da Esquina Lammas Bistrot. Realização e produção da Carvalho Agência Cultural, com direção geral e curadoria de Chiara Carvalho, direção de arte e curadoria de Paulo Tothy, produção de Alyson Dias e Thiago Silva, assistente de produção Matheus Baratelli, coordenação de Dani Silva.


Para mais informações, siga: @cine.friccao e @mia.mostradeartes.


SERVIÇO

Cine Fricção na MIA 2025

Data: quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Local: Árvores do Espaço Cultural da Urca (Av. João Pinheiro, s/n, Centro, Poços de Caldas)

Esquenta com Discobertas: 17h30 às 19h

Exibição dos Filmes: a partir das 19h

*gratuito




 
 
 

Comentários


bottom of page