top of page
Buscar
  • Foto do escritorcarvalhoagenciacultural

Bloco da Tine é atração da Música na Jabuticabeira do IMS Poços neste domingo

Intervenção traz show, discotecagem nesta preparação para o carnaval



Neste domingo, 28 de janeiro, a partir das 10h, o tradicional Bloco da Tine realiza uma ação, de forma gratuita no IMS (Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas), marcando o Dia da Visibilidade Trans no Brasil e a contagem regressiva para o carnaval.


O Bloco da Tine vem realizando nos últimos meses uma circulação em diferentes pontos da cidade, visando a formação de público e expansão do bloco, juntamente com as pautas por ele defendidas, como a valorização e acesso dos corpos trans e travestis, respeito e compreensão da diversidade, profusão da cultura queer e popular. 


Para a edição ‘Música na Jabuticabeira no IMS Poços’, Tine Taga, idealizadora do Bloco, convida a sua banda Dons Maria, formada em parceria com os músicos Guilherme Reche (voz e violão), João Victor Junqueira (voz e guitarra), Danilo Abreu (percussão) e Breno Oliani (baixo), contando com a participação especial de Ademir da Silva (voz e violão), Giuliano Onofrio (percussão) e Thauan Reis (bateria), com um repertório de carnaval para não deixar ninguém parado. Haverá também discotecagem de brasilidades carnavalescas especialmente selecionadas por Paulo Tothy, além de decoração temática para o carnaval.


A ação é um convite para celebrar a diversidade e o carnaval, chamando o público para tirar a fantasia do armário e participar desta festa.


O DIA DA VISIBILIDADE


O Dia Nacional da Visibilidade Trans é celebrado em 29 de janeiro e traz atenção para as reivindicações da população travesti e trans brasileiras. A data global, celebrada em 31 de março, reforça este coro ao trazer cenários e possibilidades diversas de políticas públicas para esta população em várias partes do mundo.


O Dia Internacional da Visibilidade das Pessoas Trans e Travestis ganhou esta data por conta da iniciativa da diretora-executiva do movimento Transgender Michigan, Rachel Crandall, em 2009. O objetivo da data é celebrar o sucesso e a superação que as pessoas transgêneras e que passam pela não-conformidade de gênero conquistaram ao longo dos anos. Com o tempo, a data passou a ser adotada mundo afora.


SOBRE O BLOCO DA TINE


O Bloco da Tine nasce com a peça de teatro Deslimites na Beira do Caos, que retratou a vida e obra da artista poços-caldense Tine Taga. Ao final da peça o público é convidado para acompanhar um cortejo até a Praça em frente ao Espaço Cultura da Urca. Ali, nasce oficialmente o bloco que teve suas ações desdobradas principalmente em encontros musicais e ensaios da Bateria do Bloco, na Praça do Monjolinho, tradicional espaço do bairro da Cascatinha. Ali os encontros aconteciam em todos os domingos que antecediam o Desfile, que aconteceram em 2019, 2020 e 2023, tradicionalmente às terças-feiras. Em 2021 e 2022 o bloco teve sua existência rememorada por meio de lives e também do documentário Carnaval da Diversidade, disponível no canal Poços Curte em Casa. Já em 2023, o Bloco retornou suas atividades, marcando presença no Carnaval de Poços, além da realização de ações gratuitas em diferentes pontos da cidade.


O Bloco da Tine busca se consolidar como um movimento de arte, acolhimento e resistência para a comunidade LGBTQIAPN+ e outras minorias, fortalecendo-se a partir do poder transformador da arte e da cultura para ressignificar os espaços da cidade que devem ser ocupados por todos sem qualquer discriminação.


A ação ‘Música na Jabuticabeira com o Bloco da Tine’ é uma realização do Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas (IMS Poços), com produção de Chiara Carvalho / Carvalho Agência Cultural e direção de arte de Paulo Tothy.


Para saber mais sobre esta e outras ações acompanhe nas redes sociais: @blocodatine / @carvalhoagenciacultural 


Serviço

Música na Jabuticabeira com o Bloco da Tine

Data: domingo, 28 de Janeiro 

Horário: 10h

Local: IMS Poços (Rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados, Poços de Caldas)



Foto: João Paulo Ferreira (Xuão)


6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page