top of page
Buscar
  • Foto do escritorcarvalhoagenciacultural

Artista plástico Marcelo Abuchalla apresenta a história de Poços em oficinas de stencil

Atualizado: 30 de mar. de 2023

Ações acontecem esta semana em três escolas da rede pública de ensino

O artista plástico Marcelo Abuchalla realiza nesta semana oficinas do projeto cultural “A Memória, o Tempo e o Stencil”. A proposta é fomentar a técnica do Stencil usando como suporte imagético o patrimônio pictórico do município. Entendendo que esse patrimônio, de imagens, são todos os elementos ¨decorativos¨ como pisos, paredes, tampas de bueiros, frisos e estênceis, valorizando os 150 anos de Poços.

A intenção é envolver toda comunidade escolar, por isso, foram escolhidas escolas que todos os alunos pudessem ter acesso às oficinas, priorizando em especial a zona rural e bairros decentralizados, garantindo a oportunidade de os alunos terem contato com as artes plásticas, conhecendo e praticando a técnica do stencil.

As ações acontecem na terça-feira (28), no CEI Municipal Cata-Vento Prof. Elizabeth de Oliveira, Jd. Kennedy, na quarta e quinta-feira (29 e 30), na E.M. Raphael Sanches, Zona Rural – Fazenda Boa Vista, e na sexta-feira (1), na E.M. Prof. Carmélia de Castro, Zona Rural – Fazenda Souza Lima.

A proposta pretende despertar para a importância de se preservar o patrimônio, instigando o conhecimento e resgatando valores culturais, de forma a fortalecer a cidade, a comunidade e os diferentes espaços e regiões de Poços de Caldas, mantendo viva a diversidade cultural de Poços e a memória do seu povo.

Neste sentido, as intervenções também devem extrapolar os muros das escolas, fazendo com que o objeto fruto do desenvolvimento das oficinas seja levando para a comunidade, destacando o olhar e habilidades de cada um dos participantes, tornando a arte integrada com a cidade, indo além do ambiente escolar.

Segundo Abuchalla “Quando estava formatando o processo do projeto, pensei em trabalhar com as escolas do entorno do centro histórico da cidade, depois do projeto aprovado, prestei atenção na minha proposta e entendi que não adianta trazer um projeto que vai falar de patrimônio e história para o centro da cidade, porque o aluno destas escolas já tem oportunidade de conviver diariamente com os prédios e com o patrimônio, e os alunos que estão na zona rural e em regiões mais afastadas, não tem esse convívio. Então foi feita a alteração para atender escolas onde os alunos não tem acesso, sendo que, após contatá-las as próprias diretoras das escolas confirmaram que atividades extracurriculares nos moldes propostas praticamente não chegam até eles, o que confirma a necessidade de execução da proposta”.

“E por quê ‘A Memória, o Tempo e o Stencil’?, memória é tudo aquilo que a gente conhece, é consciente coletivo; o tempo, ele passa e vai deixando suas marcas. E a memória e o tempo são duas coisas que trabalham juntas, elas coexistem. A minha memória é associada ao tempo, e aí já até vai ao encontro com a filosofia de que não existe o tempo, que ele é imaginário, uma coisa criada pelo homem. E o stencil, assim como a memória e a dimensão do tempo, ele se origina dos homens da caverna, ou seja, quando aquela pessoa na França colocou a mão na parede e a contornou, ele estava criando o primeiro molde. Então memória, tempo e stencil são três coisas que caminham juntas.”, complementa o artista.

As ações são viabilizadas com patrocínio da Prefeitura de Poços / Secretaria Municipal de Cultura e contam com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Carvalho Agência Cultural e da empresa BR Construtora. A produção é de Chiara Carvalho e Alê Ribeiro. SERVIÇO OficinasA Memória, o Tempo e o Stencil - CEI Municipal Cata-Vento Prof. Elizabeth de Oliveira, Jd. Kennedy II, terça-feira, 28 de junho. - E.M. Raphael Sanches, Fazenda Boa Vista, quarta e quinta-feira, 29 e 30 de junho. - E.M. Prof. Carmélia de Castro, Fazenda Souza Lima, sexta-feira, 1 de julho.

Fotos: Ale D Ribeiro

9 visualizações0 comentário
bottom of page